Vai ter música nova no coreto

circulado1

Estava tudo certo para começar hoje, 5 de novembro, mas a chuva adiou a estreia do Festival Circuladô, que até o dia 27 vai colocar a música contemporânea carioca em dez coretos do Centro, Zona Norte e Zona Oeste da cidade. O show da banda Mohandas, que estava marcado para abrir o evento, no coreto da Gamboa, na Praça da Harmonia, vai ganhar nova data.

A produtora cultural Julianna Sá é curadora do Festival Circuladô junto com Philippe Baptiste. Ela foi uma das responsáveis pelo Rio Música Contemporânea, no Imperator, e começou a idealizar esse novo projeto em 2014, insatisfeita com a centralização do circuito musical, no que diz respeito à nova música carioca, na Zona Sul da cidade. Veio então a ideia de utilizar os coretos para expandir esse território. Por sinal, eles surgiram na paisagem do Rio, no início do século XX, justamente a função de democratizar o acesso à cultura, até então restrita aos teatro tradicionais.

Em um mapeamento informal, Juliana e o músico Brunno Monteiro saíram em busca dos coretos. Eles percorreram a cidade e os encontraram na Gamboa, em São Cristóvão, Marechal Hermes, Quintino, Realengo, Sepetiba, Vigário Geral, Praça Seca, Méier e Paquetá. Cada um desses espaços receberá apresentações gratuitas de artistas que têm se destacado na produção musical recente da cidade, já tendo tocado até mesmo fora do Rio, mas sem nunca ter se apresentado nos bairros que o festival percorrerá.

No Jardim do Méier, quem subirá ao coreto é a colombo-brasileira Ava Rocha, em 26 de novembro, um sábado. O evento começará sempre a partir das 15h, com o show marcado para às 17h. Aqui é possível ver a programação completa do festival, que tem patrocínio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura.

(A linda arte que ilustra este post é de Daniele Pascoaleto, que assina o projeto gráfico do festival.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s